Mais perguntas sobre o dia na Folha

Por Cristina Moreno de Castro

Depois de ver o post com dúvidas de uma leitora sobre o dia na Folha, o leitor Thiago, de Fortaleza, acrescentou suas próprias dúvidas:

1- Como é o trabalho do editor do caderno cotidiano? Ele é próximo dos repórteres?

Depois vou perguntar à DENISE CHIARATO se ela pode comentar com mais detalhes como é o trabalho dela, para um post à parte. Mas posso adiantar que é bastante atribulado e cheio de pepinos para resolver. E que, na medida do possível, já que somos uma equipe grande, ela é próxima dos repórteres, no sentido de poder conversar, trocar ideias.

2- O chefe de reportagem pauta os repórteres, mas de todas editorias ou alguma especifica? Qual as funções dele?

Cada editoria tem um chefe de reportagem, ou pauteiro. Em Cotidiano é o GUTO GONÇALVES. Fizemos um post sobre a rotina de um pauteiro, que acho que vai esclarecer bem as funções dele, veja AQUI 🙂

3- As pautas que vocês recebem são parecidas com aquele modelo que aprendemos na faculdade ou são releases, anotações ou apenas informações ditas na hora pelo pauteiro?

Varia muito. Ele às vezes recebe um email de um leitor que pode ter uma boa história por trás e apenas encaminha e pede pra gente correr atrás. Às vezes recebe um release que também pode ter, escondido, outra pauta. Mas ele dificilmente vai escrever um modelinho para nos repassar uma história. O que acontece geralmente é o contrário: quando nós vamos vender a pauta pra ele, já temos que pensar no título e mandar um parágrafo resumindo a história e um “cardápio” (se vai ter arte, foto, outras retrancas etc), para facilitar a vida dele (o que nem sempre é feito).

4- Os repórteres do cotidiano fazem reportagens? Quanto tempo eles têm para fazer? Em média qual o tamanho?

Sim, os repórteres fazem reportagens. Muitos redatores também. O tempo varia de acordo com o investimento naquela pauta. Pode ser uma correria de uma hora antes do fechamento, pode ser um dia inteiro de trabalho, pode ser uma semana, um mês. No geral, eu diria que é um dia, quando não se trata de uma pauta especial. O tamanho também varia. Um “abre” de página tem no máximo uns 40 cm. A matéria de capa costuma ter um abre e pelo menos outra sub, com seus 30 cm. Um foco (que é uma matéria um pouco menor) costuma ter uns 25 cm. Tudo vai depender da edição do dia.

Tem mais dúvidas? Mande email para novoemfolha.folha@uol.com.br