Novo em Folha

Programa de Treinamento

 -

O blog é uma extensão do Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha. É produzido pela equipe da Editoria de Treinamento, pelos trainees e por outros colaboradores da Redação da Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Dicas do tapete vermelho

Por Ana Estela de Sousa Pinto

É temporada de prêmios e de correria e empurra-empurra para entrevistar (e fotografar) as celebridades do momento.

Aproveitando o gancho, o site IJNet pediu à repórter Maggie Mo, que cobre Hollywood, suas dicas para sobreviver à guerra dos microfones.

Mas não pense que elas servem só para jornalistas de cultura, não!! Coletivas de políticos, finais de campeonatos, leilões concorridos são alguns dos exemplos –em várias áreas de cobertura– nos quais é preciso lutar para ganhar o pão.

Um resuminho das dicas de Mo estão abaixo, mas você pode ler todo o post, em português, aqui.

Traga uma lista com informações. (detalhes no post do IJNet) [adendo da Ana: outra coisa que funciona bem é levar uma página com as fotos dos participantes mais importantes, principalmente quando não são rostos muito conhecidos, para reconhecê-los mais facilmente e sem dar foras.]

Acorde o caçador em você. Assim que um alvo aparecer no seu radar, seja o primeiro a “atacar” com chamando-os, geralmente usando seus primeiros nomes. (mais detalhes no post do IJNet)

Improvise como um profissional. “Por exemplo, quando Justin Bieber veio sem aviso prévio para a estreia do filme Rango só para dizer “oi” para Johnny Depp, eu decidi mudar meu foco um pouco e…” (mais detalhes no post do IJNet)

Socialize o tempo todo. “Eu me apresento aos assessores para conhecê-los pessoalmente e mando para eles meu trabalho publicado. No final, são eles que trazem as estrelas para você.” (mais detalhes no post do IJNet)

Use sapatos confortáveis! (detalhes no post do IJNet) [adendo da Ana: também vale para bolsas –na hora do tumulto, elas viram bolas de ferro– e, nas roubadas ao ar livre, capuchas –aquelas capinhas descartáveis– e filtro solar]

Blogs da Folha

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Publicidade