Nova ferramenta com dados georreferenciados do IBGE

Por Cristina Moreno de Castro

Dica do Guilherme Alpendre, da Abraji:

“Li na Ciência Hoje (ótima publicação, aliás: http://cienciahoje.uol.com.br/) sobre o lançamento de uma nova ferramenta com dados georreferenciados do IBGE (aqui o artigo, que funciona como um manual de instruções: http://cienciahoje.uol.com.br/blogues/bussola/2012/02/mapas-na-rede/view).

Os mapas interativos – http://mapasinterativos.ibge.gov.br/sigibge/ – permitem uma porção de sobreposições de informações e visualização de dados. Acabei de fuçar aqui e encontrar o desenho do antropismo (regiões afetadas pela presença humana) na Amazônia Legal. Tem dados sobre biodiversidade, fauna ameaçada de extinção, extremos do território nacional… Vale a pena fuçar para conhecer tudo o que ele oferece e saber a hora de consultá-lo em reportagens.

Falando nisso, a Agência Nacional de Energia Elétrica usa exatamente o mesmo software para o seu Sistema de Informações Georreferenciadas do Setor Elétrico. Aqui: http://sigel.aneel.gov.br/. Neste você encontra a localização de cada usina hidrelétrica, pequena central elétrica, vê as linhas de distribuição, os reservatórios, as termelétricas e inclusive dados como unidades de conservação, quilombos etc. É outro ótimo exemplo de fonte on-line com o qual é bacana dialogar.”